sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Hoba: O Maior Meteorito do Mundo

O Meteorito Hoba, foi descoberto em 1920, por um agricultor que estava a sulfatar o seu campo.

Uma abundância de óxidos de ferro no solo, ao redor do meteorito, sugere que inicialmente ele seria bastante mais pesado que actualmente. Ao chocar houve uma grande libertação de óxidos que levou a uma diminuição do peso inicial, para 66 toneladas.
Embora escavado, o meteorito não foi removido do seu local de descoberta devido ao seu peso elevado (66 toneladas), sendo muitas peças removidas para o estudo científico e por vandalismo.

Foi o maior meteorito, e o maior pedaço de ferro encontrado perto da superfície da Terra e tem cerca de 9metros de comprimento, 9metros de largura e 3metros de espessura.


Fig.1: Meteorito Hoba na Namíbia

É composto por cerca de 84% de ferro, 16% de níquel e traços de metais de cobalto e outros, e pensa-se que terá caído para a Terra à cerca de 80.000 mil anos atrás.

É surpreendente o facto de este meteorito não apresentar nenhuma cratera, pois objectos com este tamanho perfuram a atmosfera a uma taxa muito elevada de velocidade e atingem a Terra com força suficiente para explodir uma cratera. Isto sugere que o Meteorito Hoba caiu na Terra a uma taxa inferior de velocidade do que a esperada.
Alguns cientistas acreditam que a forma plana do objecto pode ser responsável pela sua baixa velocidade no momento de impacto.
O governo Namibiano declarou este local como um monumento nacional visitado por milhares de pessoas por ano.


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário