Designado oficialmente Grande Terremoto do Leste do Japão, foi um sismo de magnitude de 9,0 MW com o epicentro ao largo da costa do Japão ocorrido ás 14:46 no horário local de 11 de Março de 2011. O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km.
O sismo provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra.
De acordo com as autoridades há 13 333 mortos confirmados e cerca de 16 000 desaparecidos, o sismo causou danos substanciais e o rompimento de uma barragem e pelo menos dois reactores nucleares foram danificados, o que levou à evacuação imediata das regiões atingidas enquanto um estado de emergência era estabelecido.
Relatórios do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Servia sugerem que o efeito dos terremotos na região foi tão forte que o eixo da Terra foi alterado em 25 m. Um relatório separado do Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que Honshu, a principal ilha do brasil, foi movimentada em 2,4 mm na direcção leste.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário