sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fragmentação Continental

Alfred Lothar Wegener, defendia a ideia de que todos os continentes formaram um dia um único super continente, designado Pangeia (do latim Pan= toda e Geos= terra, toda a Terra). Há cerca de 200 milhões de anos esta grande massa continental iniciou sua ruptura e formaram-se continentes, estes ao longo dos anos separaram-se, até chegarem à posição em que hoje se encontram.



A ideia de continentes em movimento surgiu pela primeira vez no ano de 1910, ao observar um globo terrestre e notar a concordância entre as costas atlânticas sul-americana e africana. Duas peças que se encaixam como num quebra-cabeça, assim como os fosseis eram semelhantes nos locais onde se encaixavam.


Video baseado na movimentação dos Continentes-http://www.youtube.com/watch?v=JivanQc-jSk



Em defesa de suas ideias, Wegener, argumenta que a teoria das pontes intercontinentais, decorrente da Teoria de uma Terra em contracção, poderia explicar as semelhanças paleontológicas entre diversos continentes hoje separados, mas falhava em explicar cadeias montanhosas como os Alpes, onde grandes falhas se encarregaram de acumulam numa faixa estrita de algumas dezenas de quilómetros.
Por outro lado a teoria da Terra em contracção e a teoria das pontes em colapso, entravam em conflito com fatos bem fundamentados da Teoria da Isostasia,( conhecida desde 1855 e segundo a qual os continentes menos densos estendem sobre um substrato mais denso, e que seria impossível uma ponte continental entrar em colapso pelo afundamento neste substrato mais denso).


 Deriva continental:(teoria)-http://www.youtube.com/watch?v=GsnUGzzpK7k&feature=related  

  Após todas estas teorias, foram efectuados estudos:
 Constatou-se que as cadeias meso-oceânicas ocorriam de forma contínua em todos os oceanos e que eram focos permanente de terremotos superficiais.
 Descobriu-se que as rochas do fundo oceânico ocorriam em faixas com polaridade magnética invertida, a demonstrar que no decorrer do tempo os polos sofriam mudança de polaridade.

                       http://geografianocotidian.blogspot.com/2011/04/deriva-continental.html<!--[endif]-->


Fonte:
http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Alfred_Wegener 

Sem comentários:

Enviar um comentário