sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O maior vulcão do sistema solar

Marte, o corpo celeste que todos conhecemos como o planeta vermelho possui o maior vulcão existente no nosso sistema solar. Este vulcão determina o ponto mais alto em Marte enquanto que o ponto mais baixo foi criado pelo impacto de um asteróide que criou a conhecida “Hellas Impact Crater”. Em comparação com a Terra, embora esta seja muito maior que Marte, a altura e a profundidade deste tipo de acontecimentos é muito maior no planeta vermelho.




Esa                
             Neste mapa é-nos possível visualizar os pontos mais altos e mais baixos de Marte com o auxílio da seguinte escala:


  Podemos verificar então que o ponto mais alto, assinalado com a letra A é o vulcão Olympus, que no seu pico tem uma altitude de 21,229m acima do “areal” de Marte, uma referência similar ao nível médio das águas do mar na Terra.
  O ponto mais baixo está localizado na cratera de impacto de um asteróide, assinalado com a letra B que tem uma profundidade máxima de 8,200m.


Mais acerca do vulcão Olympus
  Foi descoberto pela sonda espacial Mariner 9 da NASA em 1971 em Marte, apesar de já ser conhecido pelos astrónomos desde o séc. XIX, o Monte Olimpo é o maior vulcão do sistema solar, estando localizado no planalto de Tharsis, ergue-se a 21 km sobre a superfície marciana, apresenta uma base de 600 km e uma caldeira de 80 km por 60 km e 3 km de profundidade, o tamanho extraordinário do Monte Olimpo é certamente devido ao facto de Marte não ter placas tectónicas e lava acumulada no hot spot.
  Em 2004 a sonda espacial Mars Express fotografou os flancos do Monte Olimpo, descobrindo assim correntes de lava ainda muito jovens, com aproximadamente 2 milhões de anos, o que leva a crer que o vulcão ainda pode continuar activo. Os cientistas acreditam que é coberto por camadas impermeáveis de sedimentos argilosos, contendo bolsas de água que devido ao calor permanecem no estado líquido.
   O seu primeiro nome era Nix Olímpiadas, atribuído pelo astrónomo italiano Giovanni Schiaparelli.
               Este vulcão apresenta uma ligeira inclinação, tal como os vulcões que constituem as ilhas havaianas.          
            Assim, caso algum ser humano tenta-se escalar o “Monte Olympus” não teria grande dificuldade, visto que a inclinação é muito pequena. Pelo contrário, a sua enorme altura, é motivo mais que suficiente para ninguém o subir!




 Alguns Astrogeologistas defendem que as placas tectónicas de Marte estão inativadas. O “Monte Olympus” pensa-se estar localizado sobre um hotspot, num estado estacionário. Essa natureza estacionária da placa, que manteve sempre o Olympus no mesmo local, é o que permite a existência de repetidas erupções, que foram construindo este enorme vulcão.

Sem comentários:

Enviar um comentário