sábado, 29 de outubro de 2011

Paleomagnetismo

                  Paleomagnetismo é o estudo do campo magnético das rochas que avalia as mudanças do campo magnético terrestre, em épocas remotas, e a movimentação dos continentes no tempo geológico.
                                   
              O paleomagnetismo mostrou que algumas rochas registavam o campo magnético terrestre na altura da sua formação, podendo conservá-lo durante muitos milhões de anos e mostrou também que muitas dessas rochas apresentavam o registo de um campo magnético com polaridade diferente da actual, demonstrando que o campo magnético terrestre tinha sofrido inversões na sua polaridade, ou seja inversão magnética.
             
              A inversão magnética consiste em, os pólos magnéticos mudam as suas posições, ficando o pólo norte magnético próximo do pólo sul geográfico (a polaridade é inversa) e actualmente, o pólo norte magnético está próximo do pólo norte geográfico (a polaridade é normal). 


Fig1: Inversão magnética terrestre

 

Exemplo nos Fundos Oceânicos:
·        Polaridade Normal e Polaridade Inversa
      Fig2: Evolução temporal da polaridade magnética nos fundos oceânicos


    Os Cientistas investigaram e juntaram a hipótese da expansão dos fundos oceânicos com os estudos do paleomagnetismo e concluíram que o crescimento do fundo oceânico se fazia através dos riftes, devido ao material magmático proveniente do interior da Terra. O magma ao solidificar, magnetiza-se em função do campo magnético existente na altura. Esta expulsão de magma é seguida por outras que se vão afastando para um e outro lado dos riftes, consolidando e magnetizando-se de acordo com o campo magnético existente na altura.

     Fonte:
ocA ocorrência de uma alternância de rochas com polaridade normal e inversa, dispostas simetricamente em relação ao rifte, é a prova mais consistente da expansão dos fundos oceânicos.
           -http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Paleomagnetismo

Sem comentários:

Enviar um comentário